sexta-feira, 19 de novembro de 2010

20 de Novembro dia da Consciência Negra

Dia da consciência negra? Engraçado um país onde mais da metade da população é misgenado, onde a maior parte tem pele parda ou negra, foi preciso inventar um dia para lembrar que os negros existem.
Isso é consciência? Isso pra mim já é o mais puro preconceito explicito, fazer um dia para lembrar que nós negros fazemos parte da construção do nosso país, como assim? Imaginem fazer um dia para cada diferença existente entre as pessoas, para que as mesmas sejam respeitadas, parece meio absurdo mas é para onde estamos caminhando, porque as pessoas estão perdendo  respeito umas pelas outras independente da cor, raça, religião ou opção sexual apenas porque só enxergam seu próprio umbigo.
Ter um dia para comemorar que se é negro? Comemorar o que? Já que aqui não se tem vantagem em ter a pele preta, onde somos marginalizados pela cor da pele e não pelo cárater. Onde precisamos de cota para podermos ter acesso a estudo, a trabalho, estranho já que esta em nossa constituição que todos nascem com os mesmo direitos e deveres. Consciência é uma palavra que requer antes de tudo conhecimento, o direito que pelo qual somos mais privado, já que perante a constituição eu sou igual a todos, porque tenho que ter um dia para comemorar a cor da minha pele?
Acho que temos que inventar o dia do ser humano, só assim começaremos a olhar uns aos outros apenas como pessoas, sem ligar para suas diferenças.
Ver o outro apenas com um ser humano, isso é consciência!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Porque é Mais Fácil Dar, Que Receber?

Já parou para pensar,  porque achamos mais fácil dar que receber? Seja qualquer coisa, um elogio,um presente, um sorriso de um estranho, uma declaração inesperada. Acho que deve ter a ver com a educação que recebemos, quando crianças sempre é nos dito que devemos dividir nossas coisas, mas não e lembro de minha mãe me falando para aceitar algo de alguém pelo contrário.
Assim crescemos despreparados para aceitar algo que nos é oferecido, de coração porque sempre tememos a retribuição, sempre nos perguntamos com que intenção aquela pessoa esta fazendo aquilo.
No mundo de hoje em que tudo é na base de troca, fica difícil acreditar que alguém lhe presenteie, ou lhe faça algo sem uma intenção de cobrança futura, e geralmente ela vem.
Mas existem sim aquela pessoas que doam, amor, sorrisos, presentes, sem intenção alguma apenas querem fazer parte da menoria que querem um mundo melhor, ou pelo menos o mundo em que vivem com as pessoas em volta.
Confesso que tenho muita dificuldade para receber, principalmente coisas materiais, acho que nós mulheres quando recebemos um presente automaticamente pensamos, ai tem coisa? E se recebemos parece que estamos estendendo a intenção do outro dizendo sim aceito, mesmo não fazendo ideia do pensamento de quem nos presenteou.
Sei lá acho que quando damos algo, sempre esperamos algo em troca sim, um sorriso, um abraço, um olhar que diz tudo. E se não recebemos, mesmo assim ficamos mais a vontade, do que quando recebemos.
Dar sem esperar nada em troca é lindo na teoria, mas difícil não esperar uma ação de quem recebe, e receber algo achando que é a coisa mais normal do mundo também é lindo na teoria, mas sempre teremos o ponto de interrogação na cabeça.
Bom acho que temos que agir como o coração falar nessa hora, razão é bom mas as vezes tira a emoção dos acontecimentos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Céu Não é Mais Meu Limite

Quem já não disse essa frase? O céu é o limite? Acho que todos inclusive eu, só que com o passar do tempo vamos aprendendo até onde podemos e devemos ir.
Quando digo que o céu não é mais meu limite, não quero dizer que parei de almejar coisas grandes, sonhos maiores, apenas deixar claro que quero ir até onde meus pés alcançam.
Quero coisas reias, acontecimentos reias, sonhar é lindo, planejar é gostoso, mas executar dar trabalho e pra isso precisamos ter os pés o chão.
Correr pra que? Se quando caminhamos conseguimos observar os detalhes em nossa volta, querer o céu pra que? Se daqui onde estamos conseguimos enxerga- lo melhor e, sentir a presença divina quando estamos de coração realmente limpo. As vezes quando algo esta bem ao alcance dos nossos olhos não conseguimos enxergar, por isso as vezes não nos damos conta dos valores das pessoas, das coisas, da vida que temos. E estamos sempre querendo mais, ir mais alto, mais longe, e pensando e agindo assim não conseguimos aproveitar os detalhes em nossa volta.
Cansei de almejar o céu, e perder o que acontece em volta de mim, Deus esta sempre comigo e por isso consegui enxergar e sentir sua presença nos detalhes, não preciso querer ir tão longe e tão alto pra senti-lo.
E se com ele é assim as coisas que almejamos e necessitamos também, só precisamos ir em frente sem pressa que elas vão surgindo conforme nossas necessidades.
O meu limite agora é apenas a felicidade real, onde meus olhos, mãos e pés alcançam, assim consigo ser mais feliz ao invés de ficar imaginando algo sempre a minha frente e não poder tocar.
Pense sim no amanhã sempre, mas aproveitando as alegria e os detalhes do hoje!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mudanças

De um ano pra cá tem ocorridos várias mudanças em minha vida, algumas contra minha vontade mas como dizem Deus faz hoje entendemos amanhã. E estou conseguindo entender agora, abri meus olhos, ouvidos e coração e a boca aprendi a fechar um pouco, chega um momento da vida que precisamos aprender observando e não questionando assim conseguimos entender melhor as coisas que nos acontecem.
Confesso que estas mudanças causaram grandes transtornos e decepções, mas aprendi que isso também faz  parte do meu crescimento, hoje me sinto madura e preparada para enfrentar essa minha nova fase.
Abri uma loja o que tem sido um desafio a cada dia, pois é preciso muito trabalho e dedicação, e confesso que sem essa mudanças mesmo que contra minha vontade não tivesse ocorrido,estaria parada no tempo olhando e cuidando de pessoas que sempre torceram contra mim.
Aos meus inimigos desejo saúde para que eles possam ver as minhas vitórias, e desejo em dobro o que me desejarem, mas também desejo muito amor e paz porque sem essas duas coisas na vida não conseguimos seguir adiante.
Aprendi a sorrir mesmo quando estou com vontade de chorar, porque as minhas lágrimas nunca comoveram ser humano algum, mas meu sorriso e amor me fizeram ter a misericórdia do meu Deus.
Que essa fase seja apenas o começo de mais uma caminhada de alegria, paz e amor e tudo de bom que Deu tem guardado pra mim.